Assim como o alimento, o calor e o abrigo, o brincar também é uma necessidade da criança. Em seu brincar, a criança experimenta livremente diferentes atividades, constrói conhecimentos através dos papéis que representa, desenvolve o vocabulário e aperfeiçoa o ajustamento afetivo e emocional.
O brincar é um componente crucial do desenvolvimento. Brincando a criança pode experimentar comportamentos, ações e percepções. Brincar não significa simplesmente recrear-se. É a forma mais completa que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.
Brincar, brincar, brincar... Com certeza é a melhor receita para um desenvolvimento pleno da criança.
Entre as brincadeiras, o jogo merece grande destaque. É muito importante jogar com filhos. O jogo possibilita ótima interação entre os parceiros e desenvolve a capacidade de estabelecer regras — e cumpri-las. Também favorece o desenvolvimento do pensamento lógico e estimula uma competição saudável, na qual um aprende com o outro.
E lembre-se: Criança que brinca, aprende melhor — a construir conhecimentos, fortalecer relacionamentos, resolver problemas e SER FELIZ!
Profª Marielli Costa Beber
Nenhum comentário:
Postar um comentário